Os Preceitos da Konkokyo
O OBJETIVO MAIOR
A Konkokyo deseja ajudar as pessoas na resolução dos seus problemas, libertando-as do sofrimento para que se abra um caminho de paz e felicidade. Esses problemas variam, desde uma doença até guerras e destruição ambiental. Estamos dispostos a trabalharmos com outras religiões e organizações para atingirmos esses objetivos. A Konkokyo não deseja exercer influência política ou financeira.
AJUDAR O PRÓXIMO
Esse é um tema central na nossa Fé. Foi o forte desejo de Konko Daijin-Sama em ajudar as pessoas em dificuldades que levou à Fundação da Konkokyo. Ele enfatizou que as pessoas devem viver para ajudar os outros.
A ORIGEM DO SOFRIMENTO
Os problemas ocorrem quando as pessoas vão contra o Caminho do Universo. Tentamos alterar a Natureza para se adequar aos nossos desejos egocêntricos. Como resultado temos poluição e destruição ambiental, e a extinção de muitos seres vivos.
Arrogantemente acreditamos que podemos viver por conta própria e fazer o que quisermos. Tentamos governar nossas micro realidades e esquecemos que somos interdependentes, todas as pessoas e coisas desse Mundo estão conectadas. Visto que ignoramos nossa conexão com o Universo, nos frustramos quando nossos desejos não se realizam.
Muitos problemas diários começam por termos um coração equivocado, ignorando as graças divinas que recebemos, mas não compreendemos. Com o coração certo, ou seja, o coração que segue o Caminho do Universo, o que a princípio parece um infortúnio ou sofrimento pode se transformar numa graça divina. Inveja, ódio e desconfiança, causam dor e sofrimento, por isso devem ser purificadas.
A HARMONIA E ALEGRIA INTERIOR
Os fiéis da Konkokyo se esforçam para encontrar a Graça Divina e a Felicidade dentro de si. Eles tentam reconhecer as graças divinas que já possuem, porém, não são tão aparentes. Para tanto, procuram ter um coração ou uma atitude que busque compreender e reconhecer as lições significativas da vida e o Caminho do Universo. Ao fazer isso, eles inevitavelmente começam a reconhecer e valorizar as graças diariamente concedidas a eles, alcançando a felicidade pessoal. É importante abrir o coração para a vida em geral e manter a mente aberta para todas as coisas.
Quanto mais aberto o coração e a mente, mais graças divinas e felicidade nos preencherão.
A ORAÇÃO
Quando os fiéis da Konkokyo oram, fazem a Tenchi Kane no Kami-Sama por meio de Ikigami Konko Daijin-Sama. Embora a Konkokyo tenha orações formais e livros de orações, não existe uma frase ou maneira definida para orar em particular. Você pode orar a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo enquanto trabalha, corre ou está deitado. Palavras corriqueiras (ou o próprio silêncio) podem ser usadas durante a oração, pois orar a Kami-Sama é como falar com nossos próprios pais. Uma oração normalmente é feita para: pedir algo, solicitar perdão ou expressar gratidão.
O PERDÃO
É claro que as pessoas devem se desculpar se errarem. Na sociedade é comum pedirmos perdão a outra pessoa quando ofendemos de alguma maneira, no entanto, muitas vezes cometemos atos impróprios (mesmo que legais) sem perceber. Por isso também devemos rogar perdão a Kami-Sama. Por exemplo, atos que afetam a Natureza que faz parte de Tenchi Kane no Kami-Sama, mesmo que não haja um dano intencional ou por malícia, é necessário rogar perdão.
A GRATIDÃO
Devemos valorizar o Trabalho e as graças de Tenchi Kane no Kami-Sama que nos permite vivermos. Agradeça a Kami-Sama pelo ar, pela água, pela comida, pela fauna e pela flora que abundam nosso Mundo etc. Além disso, Konko Daijin-Sama ensinou a agradecermos por tudo, até mesmo ao toco da árvore em que nos sentamos. Devemos agradecer a todas as pessoas e eventos que contribuem em nosso dia a dia. Amigos, parentes, vizinhos, lojas e ferramentas, tudo é digno de gratidão.
VISITANDO O HIROMAE
A Konkokyo possui kyokai’s onde as pessoas podem adorar e orar a Tenchi Kane no Kami-Sama. Todavia, é importante compreender que Tenchi Kane no Kami-Sama está em toda parte, por isso podemos falar com Ele a qualquer hora e em qualquer lugar.
Então, a que propósito as kyokai’s servem? São locais onde podemos solicitar o Toritsugi (Mediação). O reverendo da kyokai atua como um mediador entre nós e Kami-Sama; lhe apresentamos nosso pedido e assim Tenchi Kane no Kami-Sama nos responde através do reverendo, oferecendo orientações e ensinamentos. Dessa forma recebemos ensinamentos específicos para os nossos problemas a fim de melhorarmos nossa vida diária. O Toritsugi é realizado individualmente, de um para um.
As kyokai’s da Konkokyo estão abertas todos os dias (consultar horário), com o reverendo na Mesa de Mediação à disposição fiéis e visitantes. Nelas se realizam cerimônias mensais e cerimônias particulares como casamentos e funerais.
O ALTAR
Em toda kyokai há um altar com oferendas, mas sem símbolos representando Kami-Sama. No centro há a Tenchi Kakitsuke (Nota Universal), um pedaço de papel que contém a Síntese da Konkokyo.
FRATERNIDADE HUMANA
A Konkokyo acredita que todas as pessoas vieram de Tenchi Kane no Kami-Sama, tendo-O como nosso Pai Céu e nossa Mãe Terra; isso significa que todas as pessoas são Filhos de Kami-Sama, sem distinção. Desejamos que todas os seres humanos, independente de etnia, religião, gênero e profissão, trabalhem juntos para resolver manifestarmos o Mundo Ideal.
SEM DISCRIMINAÇÕES
Uma vez que somos todos da mesma família, a Konkokyo respeita e aceita todos os grupos étnicos e religiosos. Não forçamos ou exigimos que as pessoas abandonem outra religião antes de participar ou estudar nossa Fé; os fiéis da Konkokyo são livres para pertencer a outra religião simultaneamente.
IGUAIS PERANTE KAMI-SAMA
Todas as pessoas são consideradas iguais, sem distinção por etnia, religião, gênero, profissão e status social. As mulheres na Konkokyo também são tidas em alta estima, com muitas mulheres servindo como Reverenda-Mor em suas kyokai’s.
CRIANÇAS SÃO GRAÇAS DIVINAS
A Konkokyo deseja transmitir a Fé às gerações futuras. As crianças são, portanto, altamente valorizadas e bem-vindas na Konkokyo.
O relacionamento entre pais e filhos também recebe muita importância.
SEM TABUS OU SUPERSTIÇÕES
Não há tabus ou superstições (como datas ou números de azar). Não há distinção entre coisas puras e impuras ou lugares sagrados e não sagrados. A Konkokyo também não impõe restrições alimentares, portanto, os fiéis podem consumir álcool, cafeína, carne, etc. O celibato também não é um requisito para o sacerdócio ou para leigos.
OFERTAS
Os fiéis da Konkokyo não são obrigados ou coagidos a pagarem taxas e realizarem doações. Toda ação deve ser voluntária.