top of page
4%252525E4%252525BB%252525A3%252525E6%252525A7%25252598_edited_edited_edited_edited.jpg

4º Konko-Sama

Konko Kagamitaro-Sama era o primogênito do 3º Konko-Sama e da Sra. Konko Kikuyo; nasceu em 26 de abril de 1909. Depois de se formar na Konko Middle School em 1927, ele entrou no Kyogikokyusho (precursor do Seminário da Konkokyo), sendo ordenado Reverendo da Konkokyo em 1929. Posteriormente, ele serviu continuamente ao lado do 3º Konko-Sama, ocupando várias funções, como Reverendo-Mor Assistente da Kyokai da Matriz da Konkokyo (Honbu Kyokai), como Diretor da Biblioteca Konko e Diretor de Naishobu (precursor do Departamento do Salão de Adoração).


Em 1943, o 4º Konko-Sama estabeleceu a Biblioteca Konko na esperança de beneficiar a sociedade. Ele assumiu seu primeiro cargo de diretoria, abrindo oficialmente suas portas ao público em 1947, desempenhando um papel proeminente no renascimento cultural que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, ele investiu muita energia em seus profundos interesses pela revitalização da cultura e da educação.


Em julho de 1963, Konko Kagamitaro-Sama foi nomeado como Líder Espiritual da Konkokyo, sucedendo o 3º Konko-Sama. Naquela época, ele compôs um poema tanka: "Sempre que me vejo perdido, com o apoio de meu falecido pai, sinto-me renovado a cada dia." Como Konko Setsutane-Sama serviu sinceramente a Kami por 70 anos, todos os fiéis possuíam altas expectativas no 4º Konko-Sama. Podemos apenas imaginar quanta pressão e responsabilidade ele sentiu ao suceder a seu pai, mesmo possuindo talentos notáveis. Desde que se tornou o Líder Espiritual, ele realizou a Mediação de Ikigami Konko Daijin-Sama com um coração humilde e sincero.


No Hiromae, ele compartilhou os ensinamentos do Fundador aos fiéis usando expressões contemporâneas. “Tenha um coração grato por tudo que lhe beneficia” foram algumas das palavras dele. Ele mesmo praticou uma vida baseada na gratidão, portanto, ensinava os fiéis a viverem uma vida baseada na gratidão, concentrando-se nos favores que recebiam das pessoas e objetos, evitando uma vida focada em seus problemas. Ao longo dos anos, conheceu inúmeras pessoas, curando seus corações, orava junto a elas para que seus desejos se tornassem realidade, reacendendo a centelha em cada um para a viverem.


Além de seu trabalho como Líder Espiritual, ele usava o pseudônimo Konko Hekisui, deixando belas obras como poeta e calígrafo. Sua caligrafia ofereceu um raio de esperança e paz de espírito às pessoas, pois seus poemas tanka descreviam seus próprios pensamentos sinceros ao longo de sua vida, confirmando os princípios para a vida que lhes dava. Hekisui significa "águas profundas e límpidas". Seus 44.572 poemas tanka foram publicados em uma antologia que abrange dezenove livros, intitulada Tsuchi.


Por 28 anos, o 4º Konko-Sama assumiu muitas responsabilidades como Líder Espiritual da Konkokyo, até sua morte em 10 de janeiro de 1991. Enquanto a sociedade japonesa mudava drasticamente, ele disse: "Cuide de tudo com o coração sincero." Ele seguiu esse estilo de vida, dedicado a servir Kami-Sama de todo o coração.

REV. KONKO KAGAMITARO: Sobre
bottom of page