2º Konko-Sama
O Rev. Konko Shijin foi o 2º Konko-Sama. Sucedeu à Mediação do Fundador, realizando-a por dez anos. Seu nome de batismo era Konko Ieyoshi, mas recebeu de Tenchi Kane no Kami-Sama o título divino Konko Shijin.
Embora Konko Shijin-Sama tenha nascido em 1854 como o quinto filho de Konko Daijin-Sama, seu ano de nascimento foi registrado no ano seguinte por causa de uma superstição daquela época que dizia: "Se um homem de 42 anos tiver uma criança de 2 anos, ele sofrerá muitas dificuldades."
Konko Shijin-Sama ficou gravemente doente aos 6 anos. Quando o Fundador orou a Kami-Sama pedindo sua recuperação, Ele mencionou que era necessária a alteração de seu nascimento para o original. Assim que Konko Daijin-Sama corrigiu a data de nascimento de seu filho, o menino se recuperou completamente da doença. À medida que crescia, Konko Shijin-Sama compreendeu que sua vida, quase perdida naquela tenra idade, foi salva graças à Fé do Fundador. Konko Shijin-Sama cresceu com esse sentimento.
Mesmo ao assumir a Mediação do Fundador, Konko Shijin-Sama continuou treinando sua Fé ao ler as Memórias de Konko Daijin-Sama. Dessa forma, ele progrediu no desenvolvimento de sua Fé e na verdadeira compreensão da Fé sincera de seu pai.
Todas as manhãs, às quatro horas, ele se levantava e adorava Kami-Sama, nunca indo para a cama antes da meia-noite; ele dizia: "Há trabalhadores que operam 12 horas por dia." Ele ficava sentado no Hiromae o dia todo desde o amanhecer e mesmo que houvesse apenas um trabalhador no Hiromae, ele não deixaria o local. Muitas vezes ele não realizava uma refeição o dia todo.
Numa noite de outono, 4 anos após a morte de Konko Daijin-Sama, o Reverendo Norio Sato, um dos discípulos do Fundador, perguntou: "Konko-Sama, seu trabalho é muito severo. Acho que não é bom para sua saúde." Konko Shijin-Sama respondeu: "Eu não faço tudo sozinho. Depois da meia-noite, todas as madrugas meu falecido pai aparece e ora continuamente sentado ao lado dos cadernos, nos quais registrei os pedidos das pessoas; assim foi por 3 anos. É por isso que pude realizar a Mediação, embora não tenha virtude divina suficiente." O Reverendo Sato ficou surpreso e cheio de admiração.
Konko Shijin-Sama pregou os ensinamentos do Fundador a cada visitante, certificando-se de ajustá-los com palavras para que todos pudessem entender mais claramente os ensinamentos. Ele fez da Konkokyo o trabalho divino de sua vida e teve grande prazer em se dedicar a espalhar a Fé Verdadeira como era praticada por Konko Daijin-Sama. Os fiéis que solicitaram sua Mediação, receberam as graças divinas. Assim, os fiéis e os discípulos do Fundador se recuperaram da tristeza que a morte de Konko Daijin-Sama gerou, então se revigoraram e motivaram por essa confirmação da Fé.
Agora, devido à Mediação de Konko Shijin-Sama, a Virtude Divina de Ikigami Konko Daijin-Sama está brilhando tão fortemente que o Caminho está amplamente aberto e as pessoas do Mundo podem ser salvas.
Enquanto isso, o número de jovens missionários crescia, o Caminho se espalhava para o norte até Hokkaido e para o sul até Kyushu, construindo a fundação da Konkokyo de hoje.
O 2º Konko-Sama deixou essas palavras pouco antes de falecer aos quarenta anos:
"Eu poderia ter morrido quando tinha 6 anos. Foi graças a Kami-Sama que fui salvo pelas orações sinceras de meu pai. Não importaria se eu morresse, pois se aos 6 anos fosse o fim de minha vida, não teria arrependimentos."
Por suas palavras podemos saber o quão vasta era sua gratidão por poder viver até os 40 anos, servindo a Kami-Sama por meio das orações e graças do Fundador.